Para comprar “A mulher e os sete grandes desafios”, clique aqui.
 
“A mulher e os sete grandes desafios”- Mara Diegoli

Este livro é um manual escrito para as mulheres. Nele são abordados sete dos principais desafios que todas as mulheres precisam enfrentar ao longo da vida, que são: adolescência, profissão, amor, maternidade, tensão pré-menstrual, menopausa e felicidade.

No capítulo da adolescência, a autora abordada as modificações físicas e psíquicas pelas quais a menina passa para se tornar uma mulher, tais como: as transformações físicas próprias da puberdade, a busca pela identificação com o grupo, o consumo exagerado do álcool e a iniciação ao mundo das drogas, e o risco de uma gravidez precoce. Propostas sobre como enfrentar cada um destes desafios, são sugeridas ao longo do capítulo, de forma sutil para não cansar a jovem leitora, mas principalmente como sinal de alerta para todos os pais..

No capítulo da profissão a autora descreve a luta da mulher das mulheres atuais em tentarem viver como malabaristas, conciliando a profissão com a maternidade, o casamento e as responsabilidades com a manutenção da casa e do próprio corpo. O stress provocado pelo acúmulo de funções e as conseqüências desta atitude, são descritas, baseada na experiência de mais de 20 anos da autora como profissional e mãe.

No item amor, a complexidade entre as diferenças de gêneros e cultura é abordada minuciosamente. A dificuldade de manter um relacionamento duradouro sem cair no jogo do desrespeito, anulação do outro ou traição é o item que interessará a todos, homens e mulheres que não só estão iniciando uma vida a dois mas, também para os casais que estão se questionando aonde falharam, ao transformarem o “felizes para sempre” em divórcio. Este capítulo mostra também que é possível ser feliz mesmo após ter sido dispensada por aquele que acreditava ser sua cara metade.

A maternidade é provavelmente o clímax de toda a mulher. Neste item são citadas as modificações físicas e psíquicas que ocorrem com a maternidade. As dificuldades que a mulher enfrenta ao tentar ser uma mãe perfeita e não desistir da profissão, criam uma cumplicidade perigosa entre ela e os filhos, onde o sentimento de culpa por estar abandonando o lar acaba gerando uma permissividade maior com relação aos limites permitidos, que frequentemente acaba gerando crianças e adolescentes autoritários, despreparados para aceitar um “NÃO”.

A tensão pré-menstrual é mais um dos grandes desafios que a mulher precisa encarar ao longo da sua vida. Momentos de tristeza, irritabilidade depressão e dor, que se sucedem todos os meses, empurram a mulher pela busca de novos conhecimentos sobre o seu corpo e sua mente. Saber controlar as suas emoções torna-se fundamental para todas aquelas que desejam manter a sua profissão e os seus relacionamentos familiares e sociais.

Menopausa é a fase da reflexão e da colheita. É quando a mulher consegue tempo para repensar tudo o que realizou ou deixou de realizar e adquirir forças para seguir em frente. Neste capítulo são abordadas todas as modificações que o corpo sofre e o que pode e deve ser feito para minimizar as suas conseqüências. O uso ou não dos hormônios e outras drogas que prometem o rejuvenescimento, o controle rigoroso para não engordar e a certeza de que os filhos já não precisam tanto dos seus cuidados, desperta na mulher uma série de reações que precisam e devem ser trabalhadas com otimismo e realismo.

E finalmente, o último capítulo que trata da felicidade é o resumo de todo aprendizado que a mulher precisou adquirir para entender que ser ou não feliz, depende única e exclusivamente dela, da sua maneira de encarar a vida e da sua forma de se relacionar com os outros. Saber transformar os problemas em desafios, os fracassos em experiências, o presente em oportunidades para melhorar o futuro, é o grande segredo das pessoas felizes. Dicas sobre o que pode e deve ser feito para transformar cada minuto num momento de alegria são baseadas em grandes autores, que se dedicam à arte melhorar a auto-estima e criar motivações para tornar a vida mais dinâmica e feliz.

 
 
 
 
 
Publicações
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
Edificio Central Office's
Rua Teodoro Sampaio, 352 - cj. 172 - CEP 05406-900 - Pinheiros - São Paulo - Brasil
Fone 55 (11) 3083-3343 - e-mail: contato@maradiegoli.com.br