O que é a cólica menstrual?

Cólica menstrual é uma dor forte que ocorre no ventre quando a mulher está menstruada. Às vezes ela é tão forte que a impede de ficar de pé. Pode estar associada com enjôo, dor de cabeça, queda da pressão e desmaio.

Dos 13 aos 25 anos de idade 50% das mulheres sofrem de cólica menstrual, mas 25% são obrigadas a faltar na escola ou no serviço. Até recentemente esta dor era considerada pelos médicos e pelas mães como negação da feminilidade. Além da dor as meninas eram obrigadas a conviver com frases como. “Quando casar passa”, “para ser mulher tem que sofrer” e a bolsa de água quente era o único alívio. Muitas acabavam indo para hospitais tomar “soro” na veia.

Mas com a descoberta de uma substância chamada prostaglandina tornou-se possível entender o que ocorre no organismo feminino para provocar a dor. Durante a menstruação, o útero libera com o sangue menstrual, grandes quantidades de prostaglandinas que faz com que ele se contraia causando a dor da cólica, em alguns casos tão forte que a mulher acaba desmaiando. Como na adolescente o útero é pequeno e muito fechado a prostaglandina demora mais tempo para ser eliminada, provocando mais dor.

 

Como tratar a cólica menstrual?

Tratar esta dor é fundamental para que a mulher não pare as suas atividades. Hoje só fica em casa com cólica a mulher que não procura tratamento médico, pois já existem vários medicamentos que quando ingeridos vão destruir as prostaglandinas e com isto impedir a dor da cólica menstrual. Os medicamentos podem ser tomados assim que começa a dor, ou alguns dias antes, para impedir que a dor comece.