Muitas mulheres me escreveram dizendo que não tinham desejo ou não tinham orgasmo e perguntando o que deveriam fazer.
Embora já tenha falado disso há algumas semanas, achei melhor detalhar algumas coisas que passaram desapercebidas, e que talvez possa ajudar a diminuir a ansiedade sobre este tema tão citado em revistas e na mídia, mas pouco aprofundado.
O desejo sexual pode ser dividido em 4 fases:
– Desejo
– Excitação
– Orgasmo
– Resolução
Qualquer dificuldade em uma dessas fases, vai provocar reflexos na sexualidade e isto poderá ou não afetar tanto o relacionamento do casal como a auto-estima, dependendo do grau de importância que o casal dá para o sexo.
A primeira coisa que precisa ficar claro, é que é possível ser feliz independentemente da vida sexual, assim como é possível o casal se amar, mesmo sem ter uma vida sexual muito satisfatória. Mas é claro, com sexo o amor fica muito mais gostoso.
Segundo National Health and Social Life Survey (Laumann EO, Paik A, Rosen RC. – The epidemiology of sexual dysfunction: results from the National Health and Social Life Survey.Int J Impot Res. 1999 Sep;11 Suppl 1:S60-4), um terço das mulheres relata falta de interesse sexual, e quase um quarto das mulheres não experimenta orgasmo.
Um pouco menos de 20% tem dificuldades de lubrificação e mais de 20% acha o sexo desagradável. Uma soma desses números mostra a ampla prevalência de queixas sexuais femininas.
Estudos epidemiológicos nos EUA, Inglaterra e Suécia indicam que cerca de 40% das mulheres com idades entre 18-59 anos apresentam queixas sexuais, assim divididas:
33% (um terço) tem dificuldade para sentirem desejo (tesão);
24% (um quarto) tem dificuldade para ter orgasmo;
19% (um quinto) relatam dificuldade de excitação/ lubrificação;
15% (um sétimo) queixam-se de dispareunia , isto é, dor durante a relação sexual;
09% (um décimo) referem outras queixas.
Por isto, aquelas mulheres que se acham “diferentes ” por não terem desejo sexual (libido) ou orgasmos, podem ficar tranquilas, que não são nenhuma exceção.
Baseada nesta estudo, vamos falar das duas queixas principais, que são:
– falta de desejo sexual ( falta de tesão)
– falta de orgasmo ( não gozar) .
Desejo Sexual ou Tesão
O desejo sexual é a vontade de ter relação sexual. O desejo (ou tesão) sofre a influência de vários fatores, tanto biológicos, como sociais e culturais. Para os homens o desejo está mais relacionado com a visão. Os homens ficam mais excitados quando vêm uma mulher sexy, com roupas provocantes, curvas acentuadas, etc. Para a mulher o desejo depende de vários fatores, tanto pessoais como culturais e sociais. Ela pode sentir desejo se tiver for estimulada, se sentir amada, ou tiver admiração pelo outro. Quanto mais intimidade ela tiver como o companheiro e mais se sentir querida, maiores serão as chances de ficar mais a vontade e ter mais tesão. A libido da mulher também é despertada por gestos românticos, palavras gostosas ou de estímulo, pela estimulação manual e por atos que a façam sentir querida e amada. Mais do que os homens as mulheres são sonhadoras e românticas, e tudo que a fizer sentir “amadas” naquele momento ou antes, irá despertar o desejo e a excitação. Enquanto o homem quer o se estimula pelo toque e pelo visual , a mulher prefere a carinho, e o verbal. Quanto mais coisas bonitas ela ouvir, e quanto mais delicado ele for , mais excitada ela ficará.
Isto é muito comum no começo do relacionamento, mas com o tempo os parceiros esquecem que para a mulher se excitar ela sempre espera ser seduzida, seja com flores, palavras ou atos românticos e muito,muito carinho.
Com o passar dos anos, é comum os maridos ou namorados esquecerem a introdução e ir direto para os “finalmentes ” e isto acaba desgastando o relacionamento.
Outras vezes, a mulher se sente feia, pouco interessante, ou muito cansada e isto impede de ter tesão, pois a auto estima está zerada.
Outra coisa frequente que impede o tesão, são as fantasias sexuais que não correspondem com a do parceiro ou parceira. Nestes casos, deve-se descobrir, quais seriam estas fantasias, e tentar utilizá-las durante o período se sedução. Aqui devemos lembra que tanto as roupas que o outro está vestindo, como o papel que ocupa na escala social ajuda muito a despertar o tesão. Não custa nada, para tornar a relação mais gostosa, tentar satisfazer estes desejos, na medida do possível.
Em suma , os principais fatores que impedem o desejo são:
– fadiga
– falta de “carinho” ( incluindo a estimulação que é feita antes da penetração)
– falta de estímulo físico ( tato) ou visual
– falta de romantismo (tão importante para as mulheres)
-imagem corporal diferente da idealizada ou desejada
– falta de intimidade ( para dizer quais são as regiões do corpo que mais excitam)
O que fazer para aumentar o desejo?
primeiro: manter a auto estima e não descuidar da saúde, para poder se sentir “poderosa’ na hora da relação
segundo: aprender a se masturbar , e assim fica mais fácil dizer ao parceiro, onde você gosta de ser tocada, e onde não gosta
terceiro: criar situações “românticas” e que estimulem o desejo, tais como : um jantar romântico, uma roupa sexy, uma viagem a dois, etc.
– Orgasmo
No homem o orgasmo caracteriza-se pela ejaculação e na mulher por uma série de contrações que ocorrem na vagina. Em ambos os sexos, durante o orgasmo ocorre liberação de uma substância que se chama endorfina, que causa uma sensação de prazer e relaxamento. por ser considerado o ápice da relação sexual , e extremamente prazerosa, ambos os sexos procuram atingir o orgasmo para se sentirem realizados do ponto de vista sexual. Entretanto, o orgasmo nem sempre é atingido , e algumas pessoas podem ter dificuldade para atingir o orgasmo em determinadas fases da vida, ou a vida inteira.
Como o orgasmo depende das duas fases anteriores (desejo e excitação), é natural que qualquer coisa que interfira nestas fases, acaba diminuindo a possibilidade de se ter orgasmo.
A primeira coisa mais importante é entender que a mulher, diferente do homem, precisa de vários minutos para atingir o orgasmo. Antes de ter o orgasmo ela tem que estar lubrificada, excitada, e apresentar a congestão da vagina, tanto do clitóris como dos pequenos lábios. Isto será tanto mais rápido, quanto mais ela for estimulada, tanto fisicamente (com carinhos) e como psicologicamente (com palavras que despertem o tesão e as fantasias).
Como na maioria das vezes o homem acaba gozando antes, e desistindo de continuar, é normal que as mulheres, se sintam frequentemente frustradas. Por outro lado, a inibição delas com relação ao sexo pode em alguns casos ser tão grande, que nem com todo o estímulo possível elas conseguem relaxar e gozar. Nestes casos é necessário uma terapia para eliminar os bloqueios existentes.
Outras vezes o cansaço físico após um dia inteiro de stress pode bloquear o orgasmo, pois a pessoa não relaxa e não consegue atingir o clímax.
A falta de hormônios, mais comum após a menopausa também dificulta a mulher a ter relação sexual, tanto a excitação como o orgasmo
E finalmente , outro fator importante, são o uso de medicamentos ou drogas que interferem com a vasodilatação ou com o SNC e bloqueiam o orgasmo.
O que fazer para melhorar a relação e ambos terem orgasmos?
DICAS PRA OS HOMENS ;
-estimule mais as mulheres
-não durmam a ejaculação
-pergunte à mulher, onde elas sentem mais prazer
– falem durante a relação o quanto as amam e as acham bonitas e gostosas
– o orgasmo vaginal é mais raro que o clitoriano, por isto é uito importante a estimulação do clitoris antes da penetração
– e mais importante: tratem a mulher bem o dia todo, pois assim elas estarão mais receptivas à noite
DICAS PARA AS MULHERES SENTIREM MAIS PRAZER
– aprendam a se conhecer e a se masturbar, pois se a mulher não conhecer o próprio corpo, não conseguirá ajudar o parceiro
– esqueça os preconceitos, pois o sexo faz parte da vida das pessoas adultas,
– não esqueçam as medidas de segurança para não engravidarem ou adquirirem DST
– estar lubrificada é o primeiro passo para relaxar, e não sentir dor durante a relação
-coloquem uma roupa sexy, use um perfume gostoso e sinta-se poderosa, para a auto estima crescer e a inibição ir embora
-não tenha medo de procurar ajuda, caso sinta dor, ou se isto está prejudicando a sua relação
E lembre-se : mesmo sem ter orgasmo a relação sexual pode ser muito reconfortante e satisfatória, tudo vai depender das suas expectativas